ANTM irá sobreviver a era digital?

America’s Next Top Model surgiu antes da era digital, o programa fazia o papel do empresario, agência e olheiro, trazendo uma oportunidade a diversos meninas de descobrirem como o mundo da moda funciona, as pessoas que contribuíam para esse universo, e grifes em que mais tarde estariam desfilando, estampando e trabalhando.

Era muito inovador para o telespectador assistir todo o processo até a chegada no topo, e isso resultou em bons números de audiência que crescia a cada ano, e a cada ciclo.

O elenco sempre trouxe diversas meninas quem jamais seriam classificadas como “modelos”, mas nas fotos, elas simplesmente se transformavam, seja a garota do interior ou a menina nerd, todas tinha um “que” especial, elas eram como diamante bruto, pronto para ser polido pelo o show.

O mundo da moda era muito inacessível antes da era digital, então as meninas viam o programa como uma possibilidade de ter acesso, não era só mais uma garota do instagram que queria ter mais fama ou seguidos após passa pelo programa.

Todas essas características transformaram o show em um exemplo para TV, de tão genuíno e maravilhoso.

Os tempos de ouro duraram até a chegada da internet em 2009, aonde tudo mudou. Mas o programa até acreditou no seu formato tradicional, seguiu seu mesmo estilo “old school”. Mas a audiência começou mostra que o publico não estava mais comprando (ciclo 18), e forçou Tyra a se adaptar, fazendo assim, mudanças drásticas, com troca dos nossos jurados favoritos, e diversas inovações que nem sempre deu certo.

Ela trouxe edições especiais começando com as britânicas x americanas, seguindo por um esquema bizarro de voto por nota, descartando qualquer possibilidade de considerar o histórico da participante na hora de eliminar. O ciclo 19 foi o primeiro ciclo com interação do publico via internet, usando eles como quarto jurado e também utilizando esse esquema para trazer uma participante de volta.

No ciclo seguinte tivemos diversas parcerias digitais, como o app que fazia as fotos da semana ser em gif, mas parece que tudo isso não foi suficiente para tornar o programa “atual” ou “cool”, voltando aos moldes tradicionais no ciclo 23.

Nosso último suspiro como fã de um dia ver na TV os tempos de ouro do programa, acabou no ciclo 23, trazendo uma edição mais do mesmo.

O show atualmente, pós internet se tornou previsível, a maioria do elenco já trabalhou como modelo, assim, perdendo aquele ar de novidade, se tornando mais uma ponte para aumentar a possibilidade que já existia antes de entrar no show.

A existência do show de longa data, tornou-se difícil de viralizar na era da internet, e fazer as pessoas consumirem e assistirem ao programa. Diante disso é claro aceitar que o programa jamais se encaixará a era digital, mas a paixão dos fãs pelo programa irá manter até onde Tyra conseguir levar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s